Filosofia da Fotografia

Agosto 18, 2009 at 6:58 pm Deixe um comentário

maquina fotografica antiga.jpg

Neste primeiro “post”irei dissertar sobre o texto de Vilém Flusser, intitulado,A Urgência de Uma Filosofia da Fotografia. Nesta obra o autor diz que surge uma necessidade de uma filosofia da fotografia, para que o homem volte a ser o grande protagonista da fotografia, pois com o advento da tecnologia a função do fotógrafo (seja ele profissional ou não) ficou cada vez mais simples e portanto a responsabilidade para se executar uma boa foto deixou de ser da pessoa que a tira e passou a ser do nível do equipamento o qual está sendo usando.

Os usuários dos meios de comunicação e da tecnologia se tornaram funcionários destes aparelhos, ficando restritos as suas ferramentas básicas.Flusser propõem que este usuário se torne um produtor de linguagem para poder “ viver livremente em mundo programado por aparelhos”.

Podemos aplicar a idéia retratada no texto para os meios de comunicação principalmente os digitais, não precisamos ficar restritos a somente ler um jornal, ouvir uma radio, tirar uma foto ou acessar um blog, a partir do momento que conhecermos o processo de “fabricação”  podemos criar nossos  próprios conteúdo da forma que quisermos, não precisando seguir padrões já conhecidos.  

O que possibilita fazermos o branqueamento da caixa preta (outro conceito de Flusser). Os meios de comunicação digitais são os que se encaixam melhor , pois  neles somos capazes de reconfigura-los da maneira que quisermos. Um exemplo é o You Tube, um site que se assemelha a televisão, pelo fato de os dois mostrarem gravações de vídeos, porem no You tube você pode mostrar  o conteúdo que você quiser e do modo que você quiser, não precisando seguir os padrões da televisão, como ordem da narrativa,

seqüência cronológica entre outros.                            youtube_tv[1]

Portanto talvez seja necessário  criar uma filosofia dos meios de comunicação e da tecnologia, para que os receptores das mensagens se tornem emissores de conteúdo.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Hello world! Precisando Mudar Seu Posicionamento? Use as Redes Sociais!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Stats

  • 4,780 hits

Os mais clicados

  • Nenhum

Twitter: @pcastro32

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: