TV 2.0 – 32ª Semana da Comunicação

Setembro 24, 2009 at 12:07 pm Deixe um comentário

logotv20[1]Como de costume mais uma vez o Na Marca da Cal deixa o futebol de lado e volta a falar de comunicação. O assunto dessa semana é a 32ª Semana de comunicação realizada pela FACOM – FAAP, mais especificamente sobre TV 2.0.

Há algum tempo eu venho ouvindo sobre TV 2.0, porem não sabia ao certo a sua definição, foi ai que decidi assistir a palestra TV 2.0 desafios e possibilidades, realizada pelos palestrantes: Valdecir Becker (Diretor da ITV Produções Interativas e Professor da FAAP) e André Mermelstein (Editor da Revista Tela Viva e Professor da FAAP).

A grande vantagem da TV 2.0 será dentre outras coisas a não linearidade, múltiplas plataformas, emergência dos nichos, interatividade e novos modelos de negócios. Hoje em dia somos limitados assistir o que as emissoras nos repassam, não temos uma liberdade de escolher a programação de um determinado canal. A TV2. 0 permite que o espectador quebre a linearidade do canal, podendo assim escolher o conteúdo que ele quer assistir, exemplo: se você está assistindo um canal e começa um programa o qual você não goste, você poderá escolher outro programa daquele canal para ver no lugar da programação que estava assistindo antes.

Outro ponto relevante sobre este assunto é a possibilidade de trabalhar com conteúdos de nichos, o que ira ocasionar o “fenômeno” da Longtail, o que será o fim do limite físico para a distribuição de conteúdos. Se hoje programas com temas mais cultos não são colocados no ar por falta de uma audiência representativa, com a TV2.0 eles terão espaço uma vez que estarão armazenados e os consumidores poderão assisti-los quando quiserem o melhor disso é que a emissora não perdera dinheiro, ela vai acabar lucrando mais.

Com isso o receptor poderá e terá que interagir com a televisão para assistir a sua programação, adquirido assim mais liberdade. Novas possibilidades de negócios irão surgir, um deles é a venda de conteúdos ou conteúdos patrocinados.

Ao fim da palestra perguntei aos palestrantes se tinha espaço dentro da TV 2.0 para a maneira de fazer publicidade que é feita hoje, os dois foram unânimes em dizer que sim, pois ainda demorara alguns anos para os brasileiros adquirirem a TV2.0 e que este processo demorara entre 5 a 9 anos.

Creio que dei uma definição muito superficial sobre o assunto, mas de alguma forma tentei contribuir para que mais pessoas conheçam algo sobre a TV2.0

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

29 de Outubro Grave essa Data – Palmeiras CQC – Transmídia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Stats

  • 4,780 hits

Os mais clicados

  • Nenhum

Twitter: @pcastro32

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: