CQC – Transmídia

Outubro 1, 2009 at 12:18 am Deixe um comentário

cqc8Como toda semana o Na Marca da Cal abre espaço para falar de comunicação.Hoje falaremos de Transmídia, para ser mais especifico, campanhas  que usam Transmídia. Para abordar este assunto terei por base o texto “Comunicação Integrada” (pg 58 até 64) que faz parte do livro “Onipresente”.

Entende-se por Transmídia uma junção de varais mídias (Internet, Celular, mídia impressa, televisão, radio e etc) na composição de uma campanha.Em outras palavras é uma campanha integrada renovada.

Para explicar melhor essa junção das mídias, usarei a campanha feita pelo programa CQC (Custe o que Custar), da Rede Bandeirantes de Televisão, para escolha do oitavo integrante da equipe.

Para participar da Competição a única exigência era ser irreverente, para se inscrever na competição o participante teria que enviar um vídeo misturando humor e conteúdo jornalístico.Veja abaixo um vídeo de inscrição feito por Allan Croiz.

Após uma primeira seleção, 40 concorrentes foram selecionados para fazer um teste com os apresentadores.

Candidatos sendo entrevistados pelos apresentadores do programa

Candidatos sendo entrevistados pelos apresentadores do programa

Desses 40, 20 foram selecionados para a final, os finalistas foram para as ruas de São Paulo para produzir matérias. Essas matérias foram mostradas AO VIVO durante o programa.Um Blog foi criado para divulgar todas as noticias da competição e informações sobre os 20 competidores finais.Veja abaixo uma das matérias mostradas AO VIVO,  feita por dois finalistas.

O telespectador pode votar no seu participante favorito pela Internet e pelo celular, porem esse voto seria apenas demonstrativo, pois quem decidiu o campeão foi à direção do programa.Nesta ultima segunda-feira (dia 28/09/09) Mônica Iozzi foi decretada campeã e a mais nova integrante da equipe do CQC, vale lembrar que no voto popular (o qual não influenciava no resultado) Mônica também foi à vencedora.Veja abaixo o vídeo da final do concurso.

Números e curiosidades a parte, o que realmente importa ressaltar é que essa campanha juntou: Internet ( YOUTUBE, Blog e votação), Celular(votação), Mídia impressa (Anúncios em Jornais e Revistas) e Televisão ( próprio concurso). É por esses motivos que eu considero essa uma campanha Transmedia.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

TV 2.0 – 32ª Semana da Comunicação Morumbi Concept Hall – São Paulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Stats

  • 4,780 hits

Os mais clicados

  • Nenhum

Twitter: @pcastro32

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: